quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Rica Oportunidade PONTO DE LEITURA

Eu digo para vocês com experiência própria, vale a pena fazer e enviar o projeto para o MINC, acabei de receber o Ponto de Leitura tendo sido selecionada com o projeto Cela de Leitura da Cadeia pública de Cataguases, e agora a cada caixa que abro, parece incrível mas a minha boca enche de água, e arrepio.
É um dos fatos mais gratificantes da minha militancia com a questão carcerária, que aconteceu em nossa vida nos últimos anos, eu vivia agachada nos lixões nas portas das escolas e sebos e ferro velhos catando livros e comprando, para atender o gosto variado da clientela de recuperandos, e para repor o que a policia danificava nas chamadas "gerais" dentro das celas, implorando livros a todos.
Agora a coisa inverteu.

Os especialistas da Secretaria Municipal de Educação de Cataguases que estão apoiando, que aleas sempre apoiaram, estão encantados e surpresos com a qualidade e quantidade de títulos novos e modernos que deixa muita biblioteca pública para traz.
Recebíamos livros também dos leitores do Jornal Recomeço de todo o Brasil e do exterior.
Mas estou vivendo dias de muito regozijo ao saber da oportunidade que os recuperandos terão de ler obras inéditas CDs, filmes, coleção doada pelo Mauricio de Souza de Gibis, diversas enciclopédias inclusive de linguagem de sinais e a Barsa e inclusive a infantil, dicionários de tudo que existe publicado na língua portuguesa, livros de cursos profissionalizantes do sistema S de ensino (que serão muito útil) de profissões masculina e feminina, além de um vasto acervo de literatura infanto juvenil com livros em 3D, eu com toda essa idade nunca tinha visto um. Entre outras coisas lindas do Kit.
Portanto concluo que: vamos tentar vale a pena, quem quiser e se interessar me dá um retorno que agente já sabe o caminho das pedras tá.


Edital selecionará primeiros cinco Pontões de Livro e Leitura
O apoio será de R$ 1.050.000 a cada Pontão de Livro e Leitura
O Ministério da Cultura (MinC) lançou edital nacional para a seleção de 40 Pontões de Cultura a serem implementados e desenvolvidos por entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos e de natureza cultural. Desses, serão contemplados cinco Pontões com foco na temática de Livro e Leitura.
Esse é o primeiro edital do MinC, por meio dos programas Mais Cultura e Cultura Viva, que selecionará Pontões específicos para atuar em parceria com os Pontos de Leitura. A ideia é selecionar um Pontão de Livro e Leitura em cada região do país.
Os Pontões de de Livro e Leitura terão como atribuições, dentre outras: capacitar e formar agentes de leitura vinculados aos Pontos de Leitura; organizar fóruns, encontros e atividades que promovam a troca de experiências e sirvam para articular uma rede de Pontos de Leitura; e coordenar outros projetos, programas e ações voltadas para a área do livro, leitura e literatura.
Podem se inscrever quaisquer entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos, que sejam de natureza cultural, tais como: associações, sindicatos, cooperativas,
fundações privadas, sediadas e com atuação comprovada na área cultural há pelo menos 2 (dois) anos.
O prazo final para a inscrição dos pré-projetos é 04 de setembro e a entrega da documentação até dia 18 do mesmo mês. Saiba como se inscrever (Link: http://www.cultura.gov.br/site/2009/07/23/edital-pontoes-de-cultura-2009/).
Pontos de Leitura
Os Pontos de Leitura são iniciativas sociais espontâneas de incentivo à leitura em diversos locais, como bibliotecas comunitárias, Pontos de Cultura, hospitais, sindicatos, presídios, associações comunitárias, entre outros.
A seleção dos Pontos de Leitura ocorreu por meio do Concurso Pontos de Leitura 2008: Homenagem a Machado de Assis. Ao todo, foram 514 iniciativas contempladas com kits com acervo de 650 livros (50% de obras de ficção, 25% de não-ficção e 25% de referência), computador, mobiliário, almofadas, pufes e tapete, além de gibis da Turma da Mônica doados por Maurício de Sousa. Mais Cultura
A partir deste ano, a ação Pontos de Leitura foi descentralizada, sendo executada diretamente por estados e municípios que assinaram o acordo de cooperação para implementação conjunta do Mais Cultura. Os entes federados parceiros recebem recursos do Programa.
O Mais Cultura integra a Agenda Social do Governo Federal e é direcionado preferencialmente à população de baixa renda, especialmente jovens da classe C, D e E, residentes nos Territórios da Cidadania e nas áreas atendidas pelo Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci/MJ). O principal objetivo é democratizar o acesso da população a bens e serviços culturais.
(Comunicação SAI/MinC)

Nenhum comentário: