quarta-feira, 10 de junho de 2009

A CHORADEIRA É A MESMA DE SEMPRE SÓ MUDAM AS FACES.

A choradeira é a mesma de sempre, só mudam as faces.

Acabo de vir da Assembléia dos Servidores Públicos de Leopoldina, que foi realizada juntamente com a presença do Prefeito e todo o seu Secretariado,
A grande vilã neste momento da negociação é chamada “crise” que muito abalou os paises que não estavam preparados para enfrentar as mazelas do capitalismo e seus efeitos maléficos e globalizados.

O Controlador da Prefeitura vai para as Rádios e anuncia uma queda nos repasses do Governo Federal em especial o FPM para o Município, nós todos sabemos que inclusive o Governo Lula não só repassou para os municípios o mesmo valor que o do mesmo período do ano passado, que começaram a cair nas contas das prefeituras em Abril, e com uma gordura de 20% a mais de sobras daquele período, uma baita “gordura” para os cofres públicos, porém não vimos ninguém ir nas rádios retornar para desfazer o que foi dito em Março, pelo contrário continuou a cantilena da crise

Nunca na história dessa cidade se recebeu tanto dinheiro do FUNDEB como nos três primeiros meses deste ano.
A Educação tem 25% do orçamento ou seja ¼ tem que ser gasto com a educação é impossível se gastar este valor sem agente ver onde, o que se tem de novo na educação a não ser a contratação indiscriminada sem o mínimo de critérios.


Questionei com que dinheiro foi comprado o imovel ao lado da Prefeitura e
o vice-prefeito esclareceu que a casa de foi comprada com o dinheiro restante do FUNDEB de 2008 que iria voltar se não fosse utilizado até o final de março.
E lá se instalou varias repartições da prefeitura até que a reforma do antigo prédio fosse concluída.

Nada de errado se não fosse a legislação das aplicações da verba do FUNDEB deixar bem claro o dinheiro dos recursos do FUNDEB tem que ser utilizado exclusivamente para a educação.

No artigo 70 da Lei 9394/96 deixa claro o que pode ser gasto com este recurso, e no artigo 71 o que não pode ser gasto.
Isto torna-se improbidade administrariva por mais boa intenção que o prefeito tenha, em tentar acertar.

Difícil é ouvir o Controlador que aprendeu sobre o FUNDEF com agente e depois não fazer o PARA CASA direitinho, deixar um baita furo deste.

Pior ainda é conduzir a assembléia já esvaziada após as 21:00hs colocando três propostas sem ter como a categoria votar em nenhuma delas:
1ª - Quem vota para que a qualquer momento fazermos uma paralisação.
2ª - Quem vota para darmos um voto de confiança para o Prefeito que vai fazer um estudo para breve fazer uma nova proposta.
3ª - Quem vota para que se entre na justiça para conseguirmos o reajuste, pelas perdas.
Não precisa ser adivinho para saber qual venceu.

Por mais inedito que seja negociar diretamente categoria e governo, isso não é nada estratégico para os trabalhadores que geralmente não gostam de mostrar a cara e depositam no sindicato o papel de mediador.

Um comentário:

Júlio Cesar disse...

Olá. Venho acompanhando seu trabalho através da minha mãe, a Virgínia do CIC, e gostaria de parabenizá-la e convidá-la para visitar e comentar o blog do meu pai.

http://juliodaradio.blogspot.com/

Obrigado e abraços.