sábado, 15 de setembro de 2012

Cabra marcado’ lia a Bíblia e também jornais

Um dos principais líderes camponeses do país, João Pedro Teixeira, fundador da Liga Campesina de Sapé, na Paraíba, foi assassinado no dia 2 de abril de 1962.

Sua história de luta pela reforma agrária ficou conhecida dentro e fora do país por meio do documentário Cabra Marcado para Morrer (1984), de Eduardo Coutinho.

João Pedro Teixeira começou sua luta sindical nos anos 1950, quando se converteu ao protestantismo na Igreja Presbiteriana. Lia a Bíblia e também os jornais, e não se conformava com o flagelo da população do campo. O líder camponês foi morto numa emboscada a caminho de sua casa.

Antes, já havia sofrido diversas ameaças de morte por latifundiários. Na ocasião, o movimento dos trabalhadores de Sapé já contava com 10 mil associados. “Foi alguém que entregou a vida pela convicção de que lutar pelos direitos dos trabalhadores e pela reforma agrária era cumprir sua vocação cristã e evangélica sem se acovardar”, define o antropólogo Flávio Conrado, pesquisador associado do Instituto de Estudos da Religião, do Rio de Janeiro.

João e a família

fonte:http://www.redebrasilatual.com.br/blog/helena/revistas/75/comportamento

Nenhum comentário: