quinta-feira, 18 de novembro de 2010

ESCOLA DO MST RECEBE MELHOR NOTA DO ENEM

Escola do MST recebe melhor nota do Enem
Por Altamiro Borges

Nos últimos dias, a mídia demotucana tem feito um grande alarde contra o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Devido a falhas lamentáveis em algumas provas, ela decidiu transformar o assunto na sua primeira bandeira de oposição ao futuro governo Dilma Rousseff. De quebra, ainda presta um serviço à poderosa indústria do vestibular e às faculdades privadas. O Grupo Folha, dono da gráfica que imprimiu as provas irregulares, é um dos que mais fustiga o Enem.

Com sua cobertura enviesada e manipuladora, a mídia omite fatos curiosos do Enem. Um deles, que ela nunca divulgaria, é que a Escola Semente da Conquista, localizada no assentamento 25 de Maio, em Santa Catarina, foi o destaque do Exame Nacional em 2009, conforme noticiado na página oficial do Enem.
Ela ocupou a primeira posição no município, com nota de 505,69.

Semente da Conquista

Nesta escola estudam 112 filhos de assentados, de 14 a 21 anos. Ela é dirigida por militantes do MST e os professores foram indicados pelos próprios assentados do município de Abelardo Luz, cidade com o maior número de famílias assentadas no estado. São 1.418 famílias, morando em 23 assentamentos. A primeira colocação no Enem foi comemorada pelas famílias de sem-terra.

A mídia, porém, nada falou sobre esta vitória. Segundo o sítio do MST, “essa conquista, histórica para uma instituição de ensino do campo, ficou fora da atenção da mídia, como também é pouco reconhecida pelas autoridades políticas de nosso estado.
A engrenagem ideológica sustentada pela mídia e pelas elites rejeita todas as formas de protagonismo popular, especialmente quando esses sujeitos demonstram, na prática, que é possível outro modelo de educação”.

“A Escola Semente da Conquista é sinal de luta contra o sistema que nada faz contra os índices de analfabetismo e êxodo rural. Vale destacar que vivemos numa sociedade em que as melhores bibliotecas, cinemas, teatros são para uma pequena elite... Mesmo com todas as dificuldades, a escola foi destaque entre as escolas do município. Este fato não é apenas mérito dos educandos, mas sim da proposta pedagógica do MST, que tem na sua essência a formação de novos homens e mulheres, sujeitos do seu processo histórico em construção e em constante aprendizado”.

Sempre acreditei na educação popular como a melhor forma de ensino apredizagem por isso sou uma apaixonada pelo tema e procuro viver o tema no meu dia dia na escola junto aos meus alunos, que construimos uma escola transformadora e lebertadora.
Engraçado esta frase educação libertadora, me faz lembrar o discurso de inauguração das aulas na cadeia de Cataguases onde o Secretário de Educação José de Anchieta disse que a eduacação liberta, dai um tempo um dos recuperandos obteve saida temporário de 7 dias e foi até o gabinete do prefeito e pediu para falar com o Secretário de Educação que estava de passagem por ali e entraram juntos no gabinete e o recuperando foi logo dizendo: Vocês são ums enganadores, foram lá na cadeia dizer pra nós que educação liberta, e agente continua todos presos, eu estudei lá com a Dona Beth o ano inteiro, e quero a minha liuberdade, me dá a minha liberdade, ou vou falar para todo mundo que vocês não são de nada, e ainda bateu na mesa muito bravo.
Eu dei boas risadas junto com o nosso querido Anchieta, mas valeu o aprendizado, de que lá dentro da cadeia temos que falar bem explicadinho, senão...

Nenhum comentário: