sexta-feira, 10 de agosto de 2012

SENADO APROVA COTA NAS UNIVERSIDADES

Resultado de mais de dez anos de luta de diversos movimentos e organizações da sociedade civil, o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 180/2008, que destina 50% das vagas das universidades federais e cursos tecnológicos federais para estudantes de escolas públicas, finalmente foi aprovado pelo Senado nessa terça-feira, dia 7 de agosto.

O Movimento dos Sem Universidade (MSU), um dos protagonistas da luta pela aprovação das cotas, comemora esta vitória da sociedade brasileira e enxerga neste projeto a ampliação da possibilidade dos estudantes da escola pública finalmente alcançarem o ensino superior.
Para o coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, o projeto é um importante mecanismo de justiça social, pois combina cotas sociais com raciais. "O mais importante do PL é que ele coloca a educação pública no centro do debate, porque ele reserva 50% das vagas em todos os cursos e turnos para alunos oriundos da escola pública, e traz duas chaves de justiça social, combinando cotas sociais com as raciais”, explicou.

Do percentual destinado aos alunos de escola pública, metade será para aqueles que possuem renda familiar de apenas um salário mínimo e meio por pessoa. Além disso, a proposta garante critérios complementares de identidade étnico-racial, levando-se em consideração a proporção de negros e indígenas por região no Brasil, conforme determina o IBGE.

Amei Ufa! que dificil caminho esse!!!
Que bom senti orgulho de ser eleitora nesta hora onde vejo os edis mostrarem que estão ai para fazer a diferenca, porém a luta continua ainda falta as cotas para os cursos tecnicos e muito mais para dar inicio ao processo pelo fim das desigualdades.

2 comentários:

Matheus disse...

Justíssimo na minha opinião...

Matheus disse...

Parabéns pela matéria e pelo blog!