sábado, 21 de fevereiro de 2009

A BIBLIA

O termo Bíblia não existe no texto das Sagradas Escrituras, consta apenas na capa, isto porque o vocábulo "Bíblia" significa coleção de livros pequenos e deriva da palavra "biblos", nome dado pelos gregos à folha de papiro preparada para a escrita.
Ao rolo pequeno de papiro chamavam "biblion", quando juntos chamavam "bíblia".
A expressão "bíblia" foi aplicado às Sagradas Escrituras por João Crisóstomo, patriarca de Alexandria.
As Escrituras formam uma unidade perfeita, a palavra bíblia significa O Livro; O livro dos livros. Por causa de sua perfeita unidade a Bíblia é uma biblioteca e um livro ao mesmo tempo.
Ela chama a si mesma de: Escritura, (Mt21 .42); Sagradas Escrituras, (Rm 1.2); Livro do Senhor, (Is 34.16); A Palavra de Deus, (Mc 7.13).
Toda esta harmonia tem uma singela divisão, Novo e Antigo Testamento, contendo 66 livros, 39 no Antigo e 27 no Novo Testamento.
O Antigo Testamento está dividido em 04 classes, por assuntos:
a. Lei: Os cincos primeiros livros da Bíblia, chamados de O Pentateuco, trazem-nos a revelação da criação e mostram-nos todo o cuidado de Deus em manifestar a Lei, código de disciplina, espiritual, civil e moral para todo o Seu povo.
b. História: Começando pelo livro de Josué e terminando em Ester, este conjunto de doze livros, trazem-nos a História do povo de Deus (Israel), em suas mais diversas fases ou períodos, após o estabelecimento em Canaã.
c. Poesia: Neste conjunto de livros que vai de Jó a Cantares de Salomão, encontramos a poesia Bíblica, em forma de revelação, adoração e conhecimento de Deus.
d. Profecia: A partir do profeta Isaías até Malaquias, temos toda a revelação profética, que está dividida entre: profetas maiores (De Isaías até Daniel), profetas menores (De Oséias até Malaquias).
Novo Testamento também dividi-se em 04 classes:
a. Biografia: Inicia o Novo Testamento com os 4 evangelhos trazendo-nos a vida maravilhosa de Jesus Cristo. Três deles formam um paralelismo no ministério de Cristo e são chamados Sinópticos.
b. História: A história do Novo Testamento é a história da igreja, revelada em Atos dos Apóstolos.
c. Doutrina: É nas Epístolas ou Cartas, que, começando por Romanos até Judas, mostram-nos de maneira esclarecedora todo o mandamento do Senhor Jesus Cristo à Sua Igreja.
d. Profecia: No final da Bíblia, Deus revela o encerrar de todas as coisas, sob a égide de um Senhor Soberano, Eterno e Glorioso. O livro do Apocalipse revela a manifestação pessoal de Jesus Cristo e Sua vitória final.
O Pentatêuco: conjunto dos 5 primeiros livros bíblicos, escritos por Moisés, confirmados pelo próprio Senhor Jesus Cristo, é assim formado:
1-Gênesis, é o livro das origens, apresenta Jesus Cristo, nosso Deus Criador. Escrito em: 1450-1410 A.C..
2-Êxodo, é o livro da redenção, apresenta Jesus Cristo nosso Cordeiro Pascal. Escrito em 1450-1410 A.C..
3-Levítico, é o livro do culto e da comunhão, apresenta Jesus Cristo como Nosso Sacrifício pelo Pecado, escrito em 1450-1410 A.C..
4-Números fala das experiências de um povo peregrino apresentando Jesus Cristo como o que Foi Levantado, escrito em: 1450-1410.
5-Deuteronômio é um livro de instruções para o povo que ia tomar posse da terra prometida. Escrito também entre 1450-1410 A.C., aproximadamente.
Livros Históricos, são doze que narram a ascenção e a queda da teocracia, os cativeiros de Israel e Judá, o retorno à terra prometida e a restauração do templo e da cidade de Jerusalém. Os livros Históricos são assim apresentados:
1-Josué, apresenta Jesus Cristo como Capitão da Nossa Salvação, escrito por Josué, apresentando a conquista de Canaã, escrito no XIV século A.C.
2-Juízes, é um livro de autor desconhecido, escrito no século XI A.C., apresentando Jesus Cristo como nosso Juiz Libertador, descrevendo derrotas e livramentos do povo de Deus.
3-Rute, tembém de autor desconhecido, escrito no século XI A.C., onde o Senhor Jesus Cristo é apresentado como Nosso Parente Resgatador.
4-I Samuel, também é um livro de autor esconhecido que apresenta Jesus Cristo como Nosso Rei, escrito no século X A.C., onde se destacam as pessoas de Samuel, Saul e Davi.
5-II Samuel, cuja autoria é desconhecida, continua apresentado Jesus Cristo como nosso Rei, descreve o reinado de Davi, escrito também no século X A.C..
Os livros 6/7-I e II Reis têm autorias desconhecidas, escritos no VI século A.C., apresentam Jesus Cristo como Rei e trabalha a história de Israel e Judá. Como também 8/9-I e II Crônicas,de autor (es) desconhecido (s) apresentam Jesus Cristo como Rei, apresenta descrições genealógicas e escritos no V século A.C..
10-Esdras, é o nome do autor desse livro, onde Jesus Cristo é apresentado como Nosso Restaurador, descreve a volta do cativeiro babilônico e foi escrito no V século A.C..
11-Neemias também é outro livro que traz o nome do seu autor, o Senhor Jesus Cristo continua apresentado como o Único Restaurador com a narrativa da reconstrução dos muros de Jerusalém.
12-Ester é o livro que apresenta Jesus Cristo como Nosso Advogado, de autoria desconhecida, destaca a providência de Deus, foi escrito no V século A.C..
Livros Poéticos e da Sabedoria são seis, apesar de todo o VT ter passagens poéticas, como em Êxodo 15:1-21, Juízes 5, e em grande parte das obras proféticas, mas esse segmento bíblico se destaca pela extensão e beleza poética. A base da poesia hebraica é o paralelismo do pensamento.
Jó é um livro de autor desconhecido apresentando Jesus Cristo como Meu Redentor, tendo uma forte abordagem sobre o problema do sofrimento.
Os Salmos apresentam Jesus Cristo, Nosso Tudo em Todos. O Tema deste livro é o louvor, escrito por Davi e outros no século X A.C..
Salomão e outros autores escreveram Provérbios onde Jesus Cristo é a Nossa Sabedoria, no século X A.C..
Esclesiastes é o livro seguinte que foi escrito por Salomão onde o assunto básico é o raciocínio do homem, escrito também no século X A.C., onde o Senhor Jesus Cristo é apresentado como a Finalidade da Vida. Salomão também escreveu Cântico, Jesus é O que Ama Nossa Alma, escrito no século X A.C..
Os Livros Proféticos foram escritos por homens chamados por Deus para um ministério profético com objetivos de reavivamento em nome de Deus, não perdendo a consciência patriótica. A mensagem tanto era para o momento como também tinha o aspecto preditivo Em relação a invasão de Israel e o seu cativeiro pelo reino babilônico (Exílio), os livros proféticos podem ser divididos em três grupos:
1-Pré-exílicos: Isaias, Jeremias, Oséias, Joel, Amós, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque e Sofonias.
2-Exílicos: Ezequiel, Daniel e Abdias.
3-Pós-Exílicos: Ageu, Zacarias e Malaquias. A divisão em profetas maiores e menores, com base no simples volume dos livros, não é histórica e não é cronológica.
A ordem cronológica dos profetas:
I) Os Profetas Pré-Exílios :
1-Joel (cerca 850-700A.C.), Jesus o Restaurador;
2-Jonas (cerca 800 A.C.), Jesus Cristo Nossa Ressurreição e Vida;
3-Amós (cerca 780-755 A.C.), Jesus é o Divino Lavrador;
4-Oséias (cerca 760-710 A.C.), Jesus, O que Encaminha o Desviado;
5-Miquéias (cerca de 740 A.C.), Jesus Cristo é apresentado como a Testemunha Contra Nações Rebeldes;
6-Isaías (cerca de 740-680 A.C.), apresenta Jesus Cristo como o Messias;
7-Naum (cerca 700-615 A.C.), Jesus Cristo e a Fortaleza no Dia da Angústia;
8-Sofonias (cerca de 700-615 A.C.), Jesus é o Senhor Zeloso;
9-Habacuque (630-620 A.C.), Jesus, O Deus da Minha Salvação;
10-Jeremias (626-580 A.C.), Jesus é o Renovo da Justiça.
II) Os Profetas Exílicos:
1-Daniel (604-535 A.C.), Jesus e a Pedra que Esmiúça;
2-Ezequiel (593-570), Jesus é O Filho do Homem;
3-Obadias (cerca de 585 A.C.), Jesus é o Nosso Salvador.
III) Os profetas do Pós-Exílio:
1-Ageu (520 A.C.), Jesus, O Desejado de Todas as Nações;
2-Zacarias (520-518 A.C.), Jesus, O Renovo da Justiça;
3-Malaquias (450-400 A.C.), Jesus é o Sol da Justiça.


Fonte: Pedro Valerio

Nenhum comentário: