Notícias — Números
200 novos detentos a mais do que os que saem entram a cada dia nas prisões brasileiras´
111.000 detentos brasileiros são jovens entre 18 e 24 anos, quase todos de sexo masculino (80%)
769 soldados, o equivalente a quase um batalhão, foram dispensados do Exército britânico por uso de drogas
250 toneladas de mais de 150 produtos de beleza da marca Kanechomn são produzidas por dia
850.000 brasileiros são consumidores de cocaína, segundo relatório da ONU
8.700.000 toneladas de e-lixo (lixo eletrônico) são produzidas na Europa todos os anos. Apenas um quarto, ou 2,1 milhões de toneladas, são devolvidas ou recicladas
Origem: revista ultimato setembro/outubro
domingo, 28 de setembro de 2008
JUSTIÇA ELEITORAL AJUDA 'FICHAS SUJAS'
Enviado por Lucia Hippolito - 25.9.2008 8h39m
eleições 2008
Justiça Eleitoral ajuda “fichas-sujas”.
Até este ano, um entendimento do TSE a respeito da impugnação de candidaturas era importante instrumento dos TREs no esforço para barrar os candidatos com ficha suja.
Explico: desde 2006, o TRE do Estado do Rio vinha impugnando candidaturas. Claro que o candidato podia recorrer ao TSE. Mas enquanto o plenário do TRE decidia e enquanto o TSE não julgava o último recurso, o candidato estava proibido de fazer campanha.
Não resolvia o problema do candidato com ficha suja, mas ajudava.
Nas eleições de 2006, por exemplo, no Estado do Rio nenhum candidato envolvido na máfia das sanguessugas foi reeleito. Ponto para a Justiça Eleitoral. Ponto para o eleitor.
Amparado neste exemplo, o presidente do TRE-RJ convenceu os presidentes de todos os TREs a encamparem a campanha contra o “ficha-suja”.
O colégio de presidentes de TREs tomou várias resoluções a esse respeito.
Mas o TSE entendeu que a presunção da inocência deveria valer também para matéria eleitoral (contrariando opinião do próprio presidente da casa, ministro Carlos Ayres Britto). Com isso, os “ficha-suja” relaxaram. E continuaram alegremente a fazer suas campanhas.
Os presidentes de TREs, por sua vez, não desistiram de impugnar candidaturas, porque contavam com o entendimento de que, enquanto o processo não é julgado, o candidato não pode fazer campanha.
Pois para as eleições de 2008, o TSE decidiu facilitar ainda mais a vida dos candidatos “ficha-suja”. Baixou resolução permitindo que os candidatos mantenham suas campanhas ativas, enquanto o TSE não decide.
A Resolução nº 22.718-08 do TSE diz, em seu Artigo 16: “O candidato cujo registro esteja sub judice poderá efetuar todos os atos relativos à sua campanha eleitoral, inclusive utilizar o horário eleitoral gratuito para sua propaganda, no rádio e na televisão.”
Ou seja, a Justiça Eleitoral acabou com qualquer esperança do eleitor de ver dificultada a campanha de candidatos com ficha suja.
A situação é a seguinte: os partidos políticos não recusam as candidaturas de pessoas com ficha suja.
A Justiça comum não pune os candidatos com ficha suja.
O TSE não cria qualquer dificuldade às campanhas dos candidatos com ficha suja.
E aí, a Justiça Eleitoral vai ao rádio e à TV enfatizar a grande responsabilidade do eleitor na escolha de seus candidatos.
Com o sistema eleitoral que temos, completamente distorcido, um sistema que leva o eleitor a votar num candidato honestíssimo... e ver seu voto usado para eleger um bandido, não é justo jogar toda a responsabilidade nos ombros do eleitor.
O eleitor brasileiro é o único inocente nesta história.
Vou repetir. Partidos que não filtram candidaturas, justiça comum que não pune malfeitores, justiça eleitoral que premia candidatos com ficha suja, sistema eleitoral falido, que pune o eleitor, pune o candidato honesto e premia o bandido.
E depois o eleitor brasileiro é que não sabe votar?!
Não é justo mesmo.
segunda-feira, 8 de setembro de 2008
Seu voto tem Muito Valor
Irmã Beth, mãe de dois filhos, Professora e Bacharel em Direito, militante do PT desde a sua fundação atualmente Vice-Presidente do PT Leopoldina e Coordenadora Regional do PT na Zona da Mata.
Atuou em movimentos estudantis, Associações de Moradores. Integrante ativa da
Igreja Evangélica de Nova Vida, promotora e apoiadora de inúmeros eventos em nossa cidade e região. Diretora do Sind-Ute Sindicato Único dos Trabalhadores Em Educação. É atuante nos Conselhos Municipais: de educação e de merenda escolar e do conselho fiscalizador do FUNDEB ( Fundo para o Desenvolvimento da Educação Básica). Faz parte do MEP (Movimento Evangélico Progressista) É Fundadora da AEL (Associação dos evangélicos de Leopoldina).
Secretária de um dos projetos sociais mais importante de Leopoldina, Projeto Casa Lar que dá abrigo a Crianças e Adolescentes em situação de risco social e familiar. Secretária da APAC (Associação de Proteção aos Condenados), onde dá aula de Artesanato e Dinâmicas de Convivência e Interação Social.
Professora do projeto EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Prefeitura de Cataguases na alfabetização e recuperação dos presos da Cadeia Pública de Cataguases.
Militante nas Causas dos Direitos Humanos, das Mulheres, na Organização dos Grupos de Economia Popular Solidária (EPS) e do Conselho de Segurança Alimentar Mineiro.
Pelo Compromisso com a Justiça. Pelo fim de Quaisquer Privilégios. Pela Justa Distribuição de Renda. Pelo Compromisso e Garantia com os Direitos Humanos e Sociais.
VOTE IRMÃ BETH. VOCE CONHECE. 13.607
Vê se não esquece 13607
ESTOU COM O 15 ZE NEWTON PREFEITO
MARCO ANTONIO VICE PREFEITO
Companheiros(as) preciso do apoio e do voto de todos vocês, colabore com a nossa campanha, dando sugestões, doações e sendo multiplicadores, repasse este e-mail para a sua lista de contatos.
Assinar:
Postagens (Atom)